São Pedro e São Paulo Apóstolos

Leitura da segunda epístola de São Paulo apóstolo aos Coríntios, e abençoa, Senhor (2Cor 11, 21-30)

Irmãos,  21É vexame dizê-lo:  parece que nós é que fomos fracos!...  Aquilo que outros ousam – falo sem juízo – eu também ouso!  22 São hebreus? Eu também.  São israelitas? Eu também.  São descendência de Abraão? Eu também.  23 São servos de Cristo? Delirando, digo: Eu ainda mais.  Muito mais do que eles, pelos trabalhos, pelas prisões, por excessivos açoites; muitas vezes em perigo de morte;  24cinco vezes, recebi dos judeus quarenta chicotadas menos uma;  25 três vezes, fui batido com varas;  uma vez, apedrejado;  três vezes naufraguei; passei uma noite e um dia em alto-mar;  26 Fiz inúmeras viagens, com perigos de rios,  perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade,  perigos em regiões desertas, perigos no mar,  perigos por parte de falsos irmãos;  27 trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede,  frequentes jejuns, frio e nudez;  28  e, sem falar de outras coisas,  a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as igrejas!  29 Quem fraqueja, que eu também não fraqueje?  Quem tropeça, que eu não me incendeie?  30 Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei! E glória a Deus para sempre.


Do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus, ouviremos o anúncio da vida e a palavra da salvação (Mt 16, 13-20)

Disse Mateus, o apóstolo: 13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe  e ali perguntou aos discípulos:  “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?”  14 Eles responderam:  “Alguns dizem que és João Batista;  outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”.  15  “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?”  16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.  17 Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,  porque não foi carne e sangue quem te revelou isso,  mas o meu Pai que está no céu.  18 Por isso, eu te digo: tu és Pedro,  e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja,  e as forças do Inferno não poderão vencê-la.  19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:  tudo o que ligares na terra será ligado nos céus,  e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.  20 Em seguida, recomendou aos discípulos  que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. Amém, e paz † a todos vós.