Festa da Assunção de Maria ao Céu - Festa de Nossa Senhora da Videira

Leitura da epístola de São Paulo

Leitura da epístola de São Paulo apóstolo aos Romanos, e abençoe-me, Senhor (Rm 12,9-15)

Irmãos, 9O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13comunicai com os Sãotos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. E glória a Deus para sempre.

Evangelho segundo São Lucas

Do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas, ouviremos o anúncio da vida e a palavra da salvação (Lc 1,46-55).

Disse Lucas o evangelista, 46Então disse Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 48porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é seu nome. 50E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. 51Com o seu braço agiu valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. 52Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. 54Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia; 55como falou a nossos pais, para com Abraão e a sua posteridade, para sempre”. Amém, e paz + a todos vós.